Projeto de Responsabilidade Social


Professor responsável: Mário Domingos S. Jr.
Disciplina: BIOLOGIA

Justificativa:

Localizado no bairro Mangabeiras, região centro-sul de Belo Horizonte, o Instituto Libertas de Educação e Cultura recebe alunos provenientes da população dessa região e de outras localidades, cujas famílias e próprios alunos compartilham com o Instituto o seu ideal de educação e cidadania.

O Libertas tem se esforçado para participar ativamente no movimento necessário para a redução das diferenças sociais e econômicas, que marcam a sociedade brasileira, por meio de projetos específicos de protagonismo social, como o “Projeto de Responsabilidade Social”.

Do que se trata:

Responsabilidade Social é um termo criado em função da percepção de que o humano não se traduz na solidão da individualidade, só tem sentido no corpo da sociedade. Por isso, o vocábulo responsabilidade, que significa qualidade do ser responsável – que responde pelos seus atos ou pelos de outros indivíduos ou, simplesmente, cumpre seus deveres e obrigações – é atrelado ao termo social, atribuindo-lhe uma nova conotação: não basta ser responsável individualmente. É preciso que cada um seja responsável também pela sociedade, pelo coletivo. Desta forma, a responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos para com a sociedade em geral.

Objetivos:

O “Projeto de Responsabilidade Social” do Instituto Libertas de Educação e Cultura, visa propiciar aos alunos e familiares o contato com outras realidades sociais, possibilitando a oportunidade de exercitar a cidadania e solidariedade com o próximo, e de realizar intervenções direcionadas a minimizar as diferenças sociais e econômicas.

Como:

A partir da seleção de duas instituições, asilo e creche, feita por uma triagem focando: localização geográfica – região próxima à escola para facilitar o deslocamento dos alunos; e características das instituições – grau de carência e tipos de benefícios que já venham recebendo, organizar visitas para envolver os alunos na definição das atividades a serem executadas, deixando claro os objetivos a serem alcançados com as mesmas.

Estruturar a arrecadação de roupas, alimentos, material de limpeza e outros itens detectados nas visitas que possam auxiliar a instituição visitada. Além do desenvolvimento da campanha, que já foi iniciada, para arrecadar e doar agasalhos aos necessitados.